
NOTÍCIAS

Movimento político quer acabar com área protegida no Amapá.
Um movimento de deputados estaduais associados a setores econômicos no Amapá pretende forçar a votação, na Assembleia Legislativa, de um projeto de lei que revogará a Floresta Estadual (Flota) do Amapá.Os parlamentares pretendiam aprovar a proposta nessa quarta (19), mas uma recomendação do Ministério Público Estadual manteve a unidade de conservação, por enquanto. Em sua argumentação (disponível no atalho ao lado), os procuradores alegam que uma decisão sobre o futuro da flota depende da transferência formal de terras federais para o estado. Em 2006, quando a floresta estadual foi criada, a Presidência da República se comprometeu a repassar as terras para o Amapá, desde que elas fossem transformadas em uma unidade de conservação. A área protegida foi corretamente criada, mas a transferência das terras ainda não foi oficializada.

Dia mundial da Água 2014
O DIA MUNDIAL/INTERNACIONAL DA ÁGUA foi criado pela ONU por recomendação da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro e ficou estabelecido que o mesmo deveria ser comemorado no dia 22 de Março de cada ano. A primeira comemoração ocorreu em 1.993. Este ano as comemorações devem ocorrer hoje, dia 21 de março. A principal cerimônia será realizada pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio,quando deverá ser divulgado o novo Relatório da ONU sobre o tema. A cada ano a ONU escolhe um tema que deve ser usado como base para as reflexões quanto a importância deste assunto no desenvolvimento e sobrevivência da humanidade, a partir da realidade e perspectivas de cada país ou mesmo algumas regiões que transcendem as realidades nacionais.

No AP, população vai opinar sobre concessão de florestas a empresas
População de três municípios amapaenses poderão opinar sobre o processo de licitação que vai conceder a empresas privadas 16% do território do estado para exploração de madeira na Floresta Estadual do Amapá (Flota). A participação acontecerá em audiências públicas marcadas para 22, 26 e 29 de março, em Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Mazagão, respectivamente. Os municípios serão os afetados pela concessão da floresta.